Tecnica de Sublinha:
A técnica de sublinhar implica em destacarmos no texto as ideias principais. É uma forma deestudo muito utilizada e muito recomendada pelos autores de Metodologia Científica. Infelizmente, é uma técnica muito mal utilizada e, às vezes, realizada pelo estudante por mera obrigação, não vendo sentido e utilidade. É observado que o leitor normalmente sublinha praticamente quase todas as frases de um determinado tópico. Será que tudo era tão importante ou, talvez, o leitor não havia conseguido identificar qual era a ideia ou as ideias mais relevantes
do autor?
O que você pensa sobre isso? Como foi sua experiência? Que critérios você utiliza para
decidir o que sublinhar?
Autores, como Salomon (2004), Ruiz (1990), Lakatos e Marconi (1991), Medeiros (1991),
entre outros, sugerem alguns procedimentos para a atividade de sublinhar:
ler o texto para tomar conhecimento do assunto;
reler o texto para identificar as ideias principais, as palavras-chave.
Atenção para as palavras coesivas (mas, porém, entretanto, no
entanto...);
ler o que foi sublinhado para verificar se há sentido; e
reconstruir o texto, em forma de esquema ou de resumo, tomando as palavras
sublinhadas como base.
Para que a técnica tenha maior utilidade e praticidade, há sugestões que
podem ser seguidas:
sublinhar com lápis preto macio, para não danificar o texto;
sublinhar com dois traços as idéias principais e com um traço as
secundárias;
as anotações à margem do texto podem ser feitas com um traço vertical para
trechos importantes e dois traços verticais para os importantíssimos.
E para analisar se a técnica teve eficiência desejada, é recomendado “no final do trabalho,
fazer uma leitura comparando-se o texto original com o que foi sublinhado”.
10- Técnica de sublinhar; Esquemas; Fichas de leitura: tipos de fichamento; Resumos:
analítico, descritivo, crítico, resenha e sinopse.
Efraim Ribas Linhares Bruno
Outra forma de sublinhar é com canetas “marca-texto”, utilizando cores diferentes para
estabelecer um código particular.
Por exemplo:
cor amarela: para as ideias principais; cor azul: para as ideias secundárias; e cor verde:
para as ideias obscuras e os argumentos discutíveis.
O mais importante é você adotar a sua técnica de sublinhar aquilo que mais lhe
convier! É estabelecer um padrão de comportamento e segui-lo.
A técnica de sublinhar facilita a elaboração de esquemas e resumos.
Conforme Ruiz (1990, p. 43), “Quem lê bem, de lápis na mão, à procura das
ideias diretrizes e dos pormenores importantes, já preparou caminho para o
levantamento do esquema”.
Exemplo:
Em relação ao papel da gerência no setor público, Tohá e Solari (1997) afirmam que ele tem
sido reformulado ao longo do tempo, tendo em vista as mudanças ocorridas nas instituições em
diversos países na atualidade. Esta reformulação da gerência pública tem como objetivo a
otimização dos recursos públicos, aumentando a eficiência da máquina estatal, sem o
esquecimento do princípio da equidade, que também norteia as decisões nessas organizações.
O setor público possui algumas especificidades, que devem ser observadas para que haja uma
melhor distinção quando confrontado com o setor privado.
Resumo:
É a síntese fiel das idéias principais do texto, ou seja, em poucas palavras você pode condensar
o texto, desde que o mesmo mantenha o sentido completo. Alguns resumos comportam
apreciação crítica, outros não, dependendo da finalidade da leitura.
Vejamos os seus tipos:
a) Resumo indicativo ou descritivo: descrevem-se as principais partes do texto; utiliza
frases curtas, sendo necessário voltar à leitura do texto original, pouco utilizado nas
universidades;
10- Técnica de sublinhar; Esquemas; Fichas de leitura: tipos de fichamento; Resumos:
analítico, descritivo, crítico, resenha e sinopse.
Efraim Ribas Linhares Bruno
b) Resumo informativo ou analítico: expõe-se finalidade, problema, metodologia,
argumentos, demonstrações, resultados e conclusões; é um resumo mais amplo do que o
indicativo. Não permite opiniões e comentários do autor do resumo. Bastante utilizado
nas universidades;
c) Resumo crítico: deve apresentar as mesmas informações do resumo informativo,
todavia, permitem-se críticas, opiniões e comentários do autor do resumo;
d) Resenha: é um tipo de resumo crítico, todavia, deve ser colocada na introdução da
resenha a biografia do autor. Na resenha pode utilizar-se de opiniões de diversas
autoridades científicas em relação à obra do autor estudado.
Tipos de fichamento:
* Bibliográfico * Conteúdo * Citações
Fichamento bibliográfico:
É a descrição, com comentários dos tópicos abordados em uma obra inteira ou parte dela.
http://monografias.brasilescola.com/regras-abnt/tipos-trabalhos-academicos-fichamento
Fichamento de conteúdo:
É uma síntese das principais idéias contidas na obra. O aluno elabora com suas
próprias palavras a interpretação do que foi dito.
A obra insere-se no campo da história e da antropologia social. A autora utiliza-se de
fontes secundárias colhidas por meio de livros, revistas e depoimentos. A abordagem
é descritiva e analítica. Aborda os aspectos históricos da condição feminina no Brasil
a partir do ano de 1500. A autora descreve em linhas gerais todo o processo de lutas
e conquistas da mulher.
TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São
Paulo: Editora Brasiliense, 1993.
Educação da mulher: a perpetuação da injustiça (pp. 30 – 132). Segundo capítulo.
TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São
Paulo: Editora Brasiliense, 1993.
O trabalho da autora baseia-se em análise de textos e na própria vivência nos
movimentos feministas, como relato de uma prática. A autora divide seu texto em
fases históricas compreendidas entre Brasil Colônia (1500 – 1822), até os anos de
1975 em que foi considerado o Ano Internacional da Mulher. A autora trabalha ainda
assuntos como mulheres da periferia de São Paulo, a luta por creches, violência,
participação em greves, saúde e sexualidade.
10- Técnica de sublinhar; Esquemas; Fichas de leitura: tipos de fichamento; Resumos:
analítico, descritivo, crítico, resenha e sinopse.
Efraim Ribas Linhares Bruno
http://monografias.brasilescola.com/regras-abnt/tipos-trabalhos-academicos-fichamento
Fichamento de citações:
Transcrição textual: reprodução fiel das frases que se pretende usar na redação do
trabalho.
http://monografias.brasilescola.com/regras-abnt/tipos-trabalhos-academicos-fichamento
Educação da mulher: a perpetuação da injustiça (pp. 30 – 132). Segundo capítulo.
TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São
Paulo: brasiliense, 1993.
“uma das primeiras feministas do Brasil, Nísia Floresta Augusta, defendeu a abolição
da escravatura, ao lado de propostas como educação e a emancipação da mulher e a
instauração da República” (p.30).
“na justiça brasileira, é comum os assassinos de mulheres serem absolvidos sob a
defesa de honra” (p. 132)
“a mulher buscou com todas forças sua conquista no mundo totalmente masculino” .
A técnica de sublinhar implica em destacarmos no texto as ideias principais. É uma forma deestudo muito utilizada e muito recomendada pelos autores de Metodologia Científica. Infelizmente, é uma técnica muito mal utilizada e, às vezes, realizada pelo estudante por mera obrigação, não vendo sentido e utilidade. É observado que o leitor normalmente sublinha praticamente quase todas as frases de um determinado tópico. Será que tudo era tão importante ou, talvez, o leitor não havia conseguido identificar qual era a ideia ou as ideias mais relevantes
do autor?
O que você pensa sobre isso? Como foi sua experiência? Que critérios você utiliza para
decidir o que sublinhar?
Autores, como Salomon (2004), Ruiz (1990), Lakatos e Marconi (1991), Medeiros (1991),
entre outros, sugerem alguns procedimentos para a atividade de sublinhar:
ler o texto para tomar conhecimento do assunto;
reler o texto para identificar as ideias principais, as palavras-chave.
Atenção para as palavras coesivas (mas, porém, entretanto, no
entanto...);
ler o que foi sublinhado para verificar se há sentido; e
reconstruir o texto, em forma de esquema ou de resumo, tomando as palavras
sublinhadas como base.
Para que a técnica tenha maior utilidade e praticidade, há sugestões que
podem ser seguidas:
sublinhar com lápis preto macio, para não danificar o texto;
sublinhar com dois traços as idéias principais e com um traço as
secundárias;
as anotações à margem do texto podem ser feitas com um traço vertical para
trechos importantes e dois traços verticais para os importantíssimos.
E para analisar se a técnica teve eficiência desejada, é recomendado “no final do trabalho,
fazer uma leitura comparando-se o texto original com o que foi sublinhado”.
10- Técnica de sublinhar; Esquemas; Fichas de leitura: tipos de fichamento; Resumos:
analítico, descritivo, crítico, resenha e sinopse.
Efraim Ribas Linhares Bruno
Outra forma de sublinhar é com canetas “marca-texto”, utilizando cores diferentes para
estabelecer um código particular.
Por exemplo:
cor amarela: para as ideias principais; cor azul: para as ideias secundárias; e cor verde:
para as ideias obscuras e os argumentos discutíveis.
O mais importante é você adotar a sua técnica de sublinhar aquilo que mais lhe
convier! É estabelecer um padrão de comportamento e segui-lo.
A técnica de sublinhar facilita a elaboração de esquemas e resumos.
Conforme Ruiz (1990, p. 43), “Quem lê bem, de lápis na mão, à procura das
ideias diretrizes e dos pormenores importantes, já preparou caminho para o
levantamento do esquema”.
Exemplo:
Em relação ao papel da gerência no setor público, Tohá e Solari (1997) afirmam que ele tem
sido reformulado ao longo do tempo, tendo em vista as mudanças ocorridas nas instituições em
diversos países na atualidade. Esta reformulação da gerência pública tem como objetivo a
otimização dos recursos públicos, aumentando a eficiência da máquina estatal, sem o
esquecimento do princípio da equidade, que também norteia as decisões nessas organizações.
O setor público possui algumas especificidades, que devem ser observadas para que haja uma
melhor distinção quando confrontado com o setor privado.
Resumo:
É a síntese fiel das idéias principais do texto, ou seja, em poucas palavras você pode condensar
o texto, desde que o mesmo mantenha o sentido completo. Alguns resumos comportam
apreciação crítica, outros não, dependendo da finalidade da leitura.
Vejamos os seus tipos:
a) Resumo indicativo ou descritivo: descrevem-se as principais partes do texto; utiliza
frases curtas, sendo necessário voltar à leitura do texto original, pouco utilizado nas
universidades;
10- Técnica de sublinhar; Esquemas; Fichas de leitura: tipos de fichamento; Resumos:
analítico, descritivo, crítico, resenha e sinopse.
Efraim Ribas Linhares Bruno
b) Resumo informativo ou analítico: expõe-se finalidade, problema, metodologia,
argumentos, demonstrações, resultados e conclusões; é um resumo mais amplo do que o
indicativo. Não permite opiniões e comentários do autor do resumo. Bastante utilizado
nas universidades;
c) Resumo crítico: deve apresentar as mesmas informações do resumo informativo,
todavia, permitem-se críticas, opiniões e comentários do autor do resumo;
d) Resenha: é um tipo de resumo crítico, todavia, deve ser colocada na introdução da
resenha a biografia do autor. Na resenha pode utilizar-se de opiniões de diversas
autoridades científicas em relação à obra do autor estudado.
Tipos de fichamento:
* Bibliográfico * Conteúdo * Citações
Fichamento bibliográfico:
É a descrição, com comentários dos tópicos abordados em uma obra inteira ou parte dela.
http://monografias.brasilescola.com/regras-abnt/tipos-trabalhos-academicos-fichamento
Fichamento de conteúdo:
É uma síntese das principais idéias contidas na obra. O aluno elabora com suas
próprias palavras a interpretação do que foi dito.
A obra insere-se no campo da história e da antropologia social. A autora utiliza-se de
fontes secundárias colhidas por meio de livros, revistas e depoimentos. A abordagem
é descritiva e analítica. Aborda os aspectos históricos da condição feminina no Brasil
a partir do ano de 1500. A autora descreve em linhas gerais todo o processo de lutas
e conquistas da mulher.
TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São
Paulo: Editora Brasiliense, 1993.
Educação da mulher: a perpetuação da injustiça (pp. 30 – 132). Segundo capítulo.
TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São
Paulo: Editora Brasiliense, 1993.
O trabalho da autora baseia-se em análise de textos e na própria vivência nos
movimentos feministas, como relato de uma prática. A autora divide seu texto em
fases históricas compreendidas entre Brasil Colônia (1500 – 1822), até os anos de
1975 em que foi considerado o Ano Internacional da Mulher. A autora trabalha ainda
assuntos como mulheres da periferia de São Paulo, a luta por creches, violência,
participação em greves, saúde e sexualidade.
10- Técnica de sublinhar; Esquemas; Fichas de leitura: tipos de fichamento; Resumos:
analítico, descritivo, crítico, resenha e sinopse.
Efraim Ribas Linhares Bruno
http://monografias.brasilescola.com/regras-abnt/tipos-trabalhos-academicos-fichamento
Fichamento de citações:
Transcrição textual: reprodução fiel das frases que se pretende usar na redação do
trabalho.
http://monografias.brasilescola.com/regras-abnt/tipos-trabalhos-academicos-fichamento
Educação da mulher: a perpetuação da injustiça (pp. 30 – 132). Segundo capítulo.
TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São
Paulo: brasiliense, 1993.
“uma das primeiras feministas do Brasil, Nísia Floresta Augusta, defendeu a abolição
da escravatura, ao lado de propostas como educação e a emancipação da mulher e a
instauração da República” (p.30).
“na justiça brasileira, é comum os assassinos de mulheres serem absolvidos sob a
defesa de honra” (p. 132)
“a mulher buscou com todas forças sua conquista no mundo totalmente masculino” .
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