Função social da universidade: O protagonismo do
universitário
Autora: Gabriele Santos
A universidade deve ser reconhecida
como uma instituição que desempenha importantes papéis para o desenvolvimento humano,
regional e sustentável na sociedade contemporânea. Não apenas de possibilitar
aos alunos a obtenção de um diploma, um emprego e remuneração satisfatória, mas
principalmente deve ser capaz de produzir novos conhecimentos e aplicá-los à
realidade social, considerando a necessidade de ser acessível a toda a
sociedade, em todos os níveis sociais para que haja inclusão social, exercendo
tanto uma função social quanto política.
[..] A Universidade Brasileira foi desde a
sua criação destinada a formar a elite financeira e os quadros dirigentes da
nação, sendo, portanto, um espaço para poucos. Ao longo da história diversos
movimentos tentaram ampliar o acesso a Universidade, possibilitando que novos
atores sociais pudessem participar. Ao longo dos últimos anos a Universidade
Brasileira sofreu um processo bastante significativo de mudanças (de maneira
similar a sociedade brasileira). O desenvolvimento social, com a ascensão de
milhões para um nível econômico mais elevado, em concomitância com o
crescimento econômico, levando a necessidade de novos quadros profissionais
para atender a demanda de um mercado em expansão podem ser considerados
fundamentais nesse processo. Neste contexto se inserem uma série de programas
destinados a ampliação e maior acesso ao Ensino Superior Brasileiro, casos do
REUNI, do PROUNI, do aumento de financiamento do FIES, do ENADE, das cotas
sociais, da expansão da pós-graduação, com aumento da formação de mestres e
doutores, e crescimento do financiamento da pesquisa. Apesar dessas medidas
importantes no intuito de expandir o acesso a Universidade, as mesmas não
vieram acompanhadas do adequado aporte financeiro que possibilitasse que as
atividades se processassem em condições adequadas [..]
(Jornal-UFPel-45-MAIO-2015)
Além disso, a universidade
deve ser capaz de retribuir o investimento que recebe da comunidade,
desenvolvendo estudos, pesquisas e projetos de extensão compatíveis com as
reais necessidades da população em benefício comum, ou seja, ela deve
contribuir para solucionar os atuais problemas da sociedade. Outra função da
universidade é auxiliar os alunos para que eles tenham uma opinião formulada e
crítica diante da realidade social para que haja um avanço científico,
tecnológico e cultural.
Daí sua relevância e
a importância da educação, uma vez que sua legitimidade nasce exatamente de seu
vínculo íntimo com o conhecimento. De modo geral, a educação pode ser mesmo
conceituada como o processo mediante o qual o conhecimento se produz, se
reproduz, se conserva, se sistematiza, se organiza, se transmite e se
universaliza. E esse tipo de situação se caracteriza então, de modo
radicalizado, no caso da educação universitária. (SEVERINO, 2014, p. 19)
Por fim, a
universidade tem três objetivos a qual são articulados entre si. O primeiro é
objetivo é a formação de profissionais das diferentes áreas aplicadas; o
segundo objetivo é o da formação do cientista mediante a disponibilização dos
métodos e conteúdo de conhecimento das diversas especialidades do conhecimento;
o terceiro objetivo é aquele referente a formação do cidadão, pelo estímulo de
uma tomada de consciência por parte do estudante do sentido de sua existência
histórica, pessoal e social.
O conhecimento é ferramenta para redução de desigualdades,
para mudança e justiça social. Dito isto, afirmo que a universidade não pode
ser um centro de treinamento ou formação profissional que atende às demandas
comerciais e econômicas. Ela deve ser um local onde se forma cidadãos e se cria
transformadores do mundo.
Exercício
a)
Qual a função principal da universidade para com o acadêmico?
b)
De acordo com o texto acima como se conceitua ‘’conhecimento’’?
c)
Com embasamento do texto acima cite os principais
objetivos da universidade e para que ela serve e acrescenta na sua vida
acadêmica?
R: a) A função da universidade é
auxiliar os alunos para que eles tenham uma opinião formulada e crítica diante
da realidade social para que haja um avanço científico, tecnológico e cultural.
R: b) O
conhecimento é ferramenta para redução de desigualdades, para mudança e justiça
social.
R: c) A universidade
tem três objetivos a qual são articulados entre si. O primeiro é objetivo é a
formação de profissionais das diferentes áreas aplicadas; o segundo objetivo é
o da formação do cientista mediante a disponibilização dos métodos e conteúdo
de conhecimento das diversas especialidades do conhecimento; o terceiro
objetivo é aquele referente a formação do cidadão, pelo estímulo de uma tomada
de consciência por parte do estudante do sentido de sua existência histórica,
pessoal e social.
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