15• Seminários: conceito, finalidades e como fazer?


15- Seminários: Conceito, finalidade e como fazer?


Por Athur Sidney Moreira,
Acadêmico de Licenciatura em Matemática- UFAM
Disciplina: Metodologia do trabalho científico





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Ao se buscar contribuições e subsídios para a realização de um processo avaliativo que conduza o aluno a uma prática reflexiva em que o mesmo seja executor ativo por meio da comunicação aberta, encontra-se a operacionalização possibilitada pelo uso do seminário (CARBONESI, 2013, p.1). Para Lakatos (1992, p.29), seminário é uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate, e é intuitivo que essa ordem técnica deve ser seguida a risca para uma boa elaboração. Vale ressaltar ainda mais a sua importância. Além do já exposto,o seminário caracteriza-se como uma técnica compatível com os objetivos dos cursos de pós-graduação: "criar condições para a pesquisa rigorosa nas várias áreas de saber, desenvolvendo a fundamentação teórica, a reflexão, o levantamento rigoroso dos dados empíricos da realidade..." (Severino, 1996, p.111). Neste artigo vamos ensiná-lo como elaborar um bom seminário, a partir dos seguintes itens: Objetivos do Seminário, Modalidades do Seminário, Roteiro para Elaboração de Seminários e Normas para a Apresentação.

Objetivos do Seminário

O seminário (cuja etimologia está ligada a semente, sementeira, vida nova, idéias novas) é uma técnica riquíssima de aprendizagem que permite ao aluno desenvolver sua capacidade de pesquisa, de produção de conhecimento, de comunicação, de organização e fundamentação de ideias, de elaboração de relatório de pesquisa, de forma coletiva (MASETTO, 2010 p.111). Dentre muitos teóricos, optamos por analisar os objetivos tratados por Nérici (1986, p.263-264) que são:

a) ensinar pesquisando;
b) revelar tendência e aptidões para a pesquisa;
c) levar a dominar a metodologia científica de uma disciplina;
d) conferir espírito científico;
e) ensinar a utilização de instrumentos lógicos de trabalho intelectual;
f) ensinar a coletar material para análise e interpretação, colocando a objetividade acima da subjetividade.
g) introduzir, no estudo, interpretação e crítica de trabalhos mais avançados;
h) ensinar a trabalhar em grupo e desenvolver o sentimento de comunidade intelectual entre os educandos e entre estes e os professores;
i) ensinar a sistematizar fatos observados e a refletir sobre eles;
j) levar a assumir atitude de honestidade e exatidão nos trabalhos efetuados;
l) dominar a metodologia científica geral.


Modalidades de Seminários

Há três principais modalidades de seminário e são:

a) Clássico – tipo de seminário elaborado e apresentado individualmente, muito usada em cursos de pós-graduação;
b) clássico em grupo – muito usado em cursos de graduação; escolhido o tema, o grupo se reúne, escolhe o coordenador, o secretárioe o relator e passa a executar o plano do seminário;
c) em grupo – nesta modalidade, formam-se tantos grupos quantos forem os subtítulos do tema. Cada grupo é responsável pela elaboração e apresentação de um tópico. Muito usado no ensino básico, aqui o professor assume a função de coordenador dos grupos, orientando os trabalhos de pesquisa e a preparação da exposição oral de cada grupo.

Roteiro para Elaboração dos Seminários

Um seminário deve ser elaborado cuidadosamente dentro de várias etapas e mo número de reuniões do grupo depende da complexidade do tema, contudo há, de modo geral, quatro suficientes reuniões.

Primeira reunião

1. Define-se as funções de cada componente que são:

a) coordenador– encarregado de dividir as tarefas, definir as etapas da pesquisa e verificar o cumprimento das atividades;
b) secretário– responsável por fazer anotações de todo o andamento do trabalho;
c) relator–é o membro responsável por fazer avaliações do trabalho como um todo.

2. Definição do Tema e Delimitação do Assunto.

3. Plano de pesquisa, globalmente compreendido em:

a) pesquisa bibliográfica;
b) entrevistas com técnicos e especialistas no assunto;
c) relatos de observações e experiências;
d) plano geral para coleta de dados.

4. Distribuição das tarefas.

Segunda Reunião

Os assuntos a serem tratados são:

1. Apresentação das das tarefas executadas;
2. Avaliação do material coletado;
3. Análise dos dados levantados e distribuição de tarefas;
4. planejamento para reunião seguinte.


Terceira Reunião

1. Apresentação dos fichamentos, para apresentação e discussão dos dados levantados;
2. Verbalização: cada membro fará a exposição oral do material coletado;
3. O assunto será ordenado em partes, divido em tópicos, com títulos e subtítulos;
4. Elaboração de um roteiro do seminário.

Quarta Reunião

1. Redação do trabalho e das fichas-guia para a apresentação oral;
2. Organização do material de ilustração;
3. Revisão crítica do trabalho como um todo;
4. Critérios para a apresentação oral.

Obs: A exposição oral deverá ser ensaiada e cronometrada e não é aconselhado fazer referência à “parte do meu colega”. Vale também ressaltar a importância da avaliação coletiva sobre o tema dado, baseada nos critérios dados a seguir e do debate, que é essencial para sanar em coletivo todas as dúvidas restante e esclarecer ideias.


Normas para a Apresentação

Em suma os principais critérios são relativos à exposição oral e às técnicas de uso do retroprojetor.Requisitos para a exposição oral:

1. Aspectos do conteúdo:

a) domínio do assunto;
b) clareza nos conceitos expostos;
c) seleção qualitativa e quantitativa do material coletado;
d) adequação da extensão do relato ao tempo disponível;
e) encadeamento dos partes.

2. Aspectos exteriores:

a) autocontrole;
b) dicção;
c) vocabulário simples e adequado;
d) postura correta;
e) empatia com a classe.

Técnicas de uso do retroprojetor

a) o controle de liga-desliga deve ser acionado a cada intervalo de exposição; não se deixa a lâmpada acesa sem a transparência;

b) uma folha de papel deve recobrir o texto, que vai sendo apresentado de acordo com o desenvolvimento da exposição;

c) para indicações, usa-se um bastão, uma vareta ou uma caneta, apontando no projetor, para evitar sombras ou oclusão do que foi projetado;

d) anotações que acompanham a exposição devem ser feitas por cima de um filme, com caneta à base d’água, para não danificar o conteúdo da transparência.

Exercícios

1) Quais as finalidades do seminário?

2) Um seminário elaborado e apresentado individualmente é característico de qual modalidade?

3) Quais são os requisitos para a exposição oral?

4) Qual o número ideal de reuniões para a elaboração de um seminário? 

5) Em relação as reuniões, em qual delas é ideal que o grupo discuta os dados levantados?

6) Quanto ao planejamento do seminário, o que deve ser feito?

7) Qual a importância do debate?



Referência

CARBONESI, Maria Anastácia Ribeiro Maia. O uso dos eminário como procedimento avaliativo no ensino superior privado. Distrito Federal, 2014.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica.5.ed. São Paulo: ATLAS, 2003.

MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2012.

SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 20.ed. São Paulo: Cortez, 1996.


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