15- Seminários: Conceito, finalidade e como fazer?
Por
Athur Sidney Moreira,
Acadêmico
de Licenciatura em Matemática- UFAM
Disciplina:
Metodologia do trabalho científico

Ao
se buscar contribuições e subsídios para a realização de um
processo avaliativo que conduza o aluno a uma prática reflexiva em
que o mesmo seja executor ativo por meio da comunicação aberta,
encontra-se a operacionalização possibilitada pelo uso do
seminário (CARBONESI, 2013, p.1). Para Lakatos (1992, p.29),
seminário é uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão
e debate, e é intuitivo que essa ordem técnica deve ser seguida a
risca para uma boa elaboração. Vale ressaltar ainda mais a sua
importância. Além do já exposto,o seminário caracteriza-se
como uma técnica compatível com os objetivos dos cursos de
pós-graduação: "criar condições para a pesquisa rigorosa
nas várias áreas de saber, desenvolvendo a fundamentação teórica,
a reflexão, o levantamento rigoroso dos dados empíricos da
realidade..." (Severino, 1996, p.111). Neste artigo vamos
ensiná-lo como elaborar um bom seminário, a partir dos seguintes
itens: Objetivos do Seminário, Modalidades do Seminário, Roteiro
para Elaboração de Seminários e Normas para a Apresentação.
Objetivos
do Seminário
O
seminário (cuja etimologia está ligada a semente, sementeira, vida
nova, idéias novas) é uma técnica riquíssima de aprendizagem que
permite ao aluno desenvolver sua capacidade de pesquisa, de produção
de conhecimento, de comunicação, de organização e fundamentação
de ideias, de elaboração de relatório de pesquisa, de forma
coletiva (MASETTO, 2010 p.111). Dentre muitos teóricos, optamos por
analisar os objetivos tratados por Nérici (1986, p.263-264) que são:
a)
ensinar pesquisando;
b)
revelar tendência e aptidões para a pesquisa;
c)
levar a dominar a metodologia científica de uma disciplina;
d)
conferir espírito científico;
e)
ensinar a utilização de instrumentos lógicos de trabalho
intelectual;
f)
ensinar a coletar material para análise e interpretação, colocando
a objetividade acima da subjetividade.
g)
introduzir, no estudo, interpretação e crítica de trabalhos mais
avançados;
h)
ensinar a trabalhar em grupo e desenvolver o sentimento de comunidade
intelectual entre os educandos e entre estes e os professores;
i)
ensinar a sistematizar fatos observados e a refletir sobre eles;
j)
levar a assumir atitude de honestidade e exatidão nos trabalhos
efetuados;
l)
dominar a metodologia científica geral.
Modalidades
de Seminários
Há
três principais modalidades de seminário e são:
a)
Clássico – tipo de seminário elaborado e apresentado
individualmente, muito usada em cursos de pós-graduação;
b)
clássico em grupo – muito usado em cursos de graduação;
escolhido o tema, o grupo se reúne, escolhe o coordenador, o
secretárioe o relator e passa a executar o plano do
seminário;
c)
em grupo – nesta modalidade, formam-se tantos grupos
quantos forem os subtítulos do tema. Cada grupo é responsável pela
elaboração e apresentação de um tópico. Muito usado no ensino
básico, aqui o professor assume a função de coordenador dos
grupos, orientando os trabalhos de pesquisa e a preparação da
exposição oral de cada grupo.
Roteiro
para Elaboração dos Seminários
Um
seminário deve ser elaborado cuidadosamente dentro de várias etapas
e mo número de reuniões do grupo depende da complexidade do tema,
contudo há, de modo geral, quatro suficientes reuniões.
Primeira
reunião
1.
Define-se as funções de cada componente que são:
a)
coordenador– encarregado de dividir as tarefas, definir as
etapas da pesquisa e verificar o cumprimento das atividades;
b)
secretário– responsável por fazer anotações de todo o
andamento do trabalho;
c)
relator–é o membro responsável por fazer avaliações do
trabalho como um todo.
2.
Definição do Tema e Delimitação do Assunto.
3.
Plano de pesquisa, globalmente compreendido em:
a)
pesquisa bibliográfica;
b)
entrevistas com técnicos e especialistas no assunto;
c)
relatos de observações e experiências;
d)
plano geral para coleta de dados.
4.
Distribuição das tarefas.
Segunda
Reunião
Os
assuntos a serem tratados são:
1.
Apresentação das das tarefas executadas;
2.
Avaliação do material coletado;
3.
Análise dos dados levantados e distribuição de tarefas;
4.
planejamento para reunião seguinte.
Terceira
Reunião
1.
Apresentação dos fichamentos, para apresentação e discussão dos
dados levantados;
2.
Verbalização: cada membro fará a exposição oral do material
coletado;
3.
O assunto será ordenado em partes, divido em tópicos, com títulos
e subtítulos;
4.
Elaboração de um roteiro do seminário.
Quarta
Reunião
1.
Redação do trabalho e das fichas-guia para a apresentação oral;
2.
Organização do material de ilustração;
3.
Revisão crítica do trabalho como um todo;
4.
Critérios para a apresentação oral.
Obs:
A exposição oral deverá ser ensaiada e cronometrada e não é
aconselhado fazer referência à “parte do meu colega”. Vale
também ressaltar a importância da avaliação coletiva sobre o tema
dado, baseada nos critérios dados a seguir e do debate, que é
essencial para sanar em coletivo todas as dúvidas restante e
esclarecer ideias.
Normas
para a Apresentação
Em
suma os principais critérios são relativos à exposição oral e às
técnicas de uso do retroprojetor.Requisitos para a exposição oral:
1.
Aspectos do conteúdo:
a)
domínio do assunto;
b)
clareza nos conceitos expostos;
c)
seleção qualitativa e quantitativa do material coletado;
d)
adequação da extensão do relato ao tempo disponível;
e)
encadeamento dos partes.
2.
Aspectos exteriores:
a)
autocontrole;
b)
dicção;
c)
vocabulário simples e adequado;
d)
postura correta;
e)
empatia com a classe.
Técnicas
de uso do retroprojetor
a)
o controle de liga-desliga deve ser acionado a cada intervalo de
exposição; não se deixa a lâmpada acesa sem a transparência;
b)
uma folha de papel deve recobrir o texto, que vai sendo apresentado
de acordo com o desenvolvimento da exposição;
c)
para indicações, usa-se um bastão, uma vareta ou uma caneta,
apontando no projetor, para evitar sombras ou oclusão do que foi
projetado;
d)
anotações que acompanham a exposição devem ser feitas por cima de
um filme, com caneta à base d’água, para não danificar o
conteúdo da transparência.
Exercícios
1)
Quais as finalidades do seminário?
2)
Um seminário elaborado e apresentado individualmente é
característico de qual modalidade?
3)
Quais são os requisitos para a exposição oral?
4)
Qual o número ideal de reuniões para a elaboração de um
seminário?
5)
Em relação as reuniões, em qual delas é ideal que o grupo discuta
os dados levantados?
6)
Quanto ao planejamento do seminário, o que deve ser feito?
7)
Qual a importância do debate?
Referência
CARBONESI,
Maria Anastácia Ribeiro Maia. O uso dos eminário como
procedimento avaliativo no ensino superior privado. Distrito
Federal, 2014.
LAKATOS,
Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica.5.ed. São
Paulo: ATLAS, 2003.
MASETTO,
Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor
universitário. São Paulo: Summus, 2012.
SEVERINO,
A.J. Metodologia do trabalho científico. 20.ed. São Paulo:
Cortez, 1996.
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