Por Soares Juan Rosa,
Acadêmico de
Licenciatura em Matemática – UFAM
Disciplina de Metodologia do Trabalho Científico
O sistema de comunicação científica de uma
determinada área do conhecimento, é formado pelas diferentes formas de
comunicação utilizadas pelos cientistas que representam a referida área.
Com o advento da internet a comunidade científica vem
evoluindo e as trocas de informações entre pesquisadores e instituições de pesquisa cresce de forma jamais
vista antes. Para atender de forma unificada a padronização das divulgações no
mais diversos trabalhos científicos foi necessária para que se tenha maior
fluidez nas trocas de informações. Neste âmbito existe a comunicação escrita
científica as mais comuns são: Tese, dissertação, relatório, pôster em congresso,
artigos, resumo, capítulo de livro e livro.
Tese: A tese é um trabalho
acadêmico Stricto sensu que implica em contribuição original
para o ciência e visa a obtenção do grau acadêmico de doutor. Para Andrade (2014),
O doutorando deve defender uma ideia, um método, uma descoberta,
uma conclusão obtida a partir de uma exaustiva pesquisa e trabalho científicos.
Dissertação: Segundo Barros e Lehfeld (2007), dissertação é um trabalho acadêmico Stricto sensu que
tem por objetivo à obtenção do grau acadêmico de mestre, esses trabalhos não
precisam abordar necessariamente temas ou métodos originais. O mestrando tem
que demonstrar a destreza em realizar estudos científicos e em seguir linhas
mestras na área de formação escolhida.
Relatório: Um relatório é o
conjunto da descrição da realização de determinada atividade sendo experimental
ou não, destacando os resultados obtidos, assim como das ideias agregadas, de
modo a constituir uma compilação completa e coerente de tudo o que foi realizado
na atividade. De forma, que quando se elabora um relatório o aluno/ acadêmico o
veja como uma etapa importante na sua formação acadêmica, para que quando
estiver formado esse formando não tenha dificuldades no desenvolvido e no raciocínio
crítico necessário para a elaboração de um artigo científico.
Pôster em congresso: O
pôster é um tipo de trabalho científico que tem, como objetivo, apresentar, de
maneira sucinta, os resultados de uma pesquisa original completa ou de seus
resultados parciais. Um pôster nada mais é do que uma representação visual do seu
trabalho contendo uma introdução, um resumo ou uma visão geral do projeto
científico, com gráficos, tabelas e discussões sobre os resultados obtidos.
Artigos: O artigo científico, como
o próprio nome diz, caracteriza-se por um texto de cunho científico cuja função
é relatar os resultados, sendo esses fundamentados na originalidade,
provenientes da pesquisa feita. Para a ABNT (NBR 6022, 2003, p2), o artigo científico pode
ser definido como a “publicação com autoria declarada, que apresenta e discute
ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do
conhecimento”( apud Duarte, 2018).
Resumo: O resumo acadêmico
tem vários objetivos, dentre eles o de estimular a leitura minuciosa,
possibilitando que o aluno consiga uma assimilação completa de seu conteúdo.
Pode-se resumir uma obra completa, um texto e/ou capítulo. O resumo de uma obra
pode ser feito por meio de um esboço, seguindo o próprio sumário em questão. A
melhor receita para fazer um resumo é seguir o critério do desenvolvimento de
um texto: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Capítulo
de livro e livro: O livro é tido como o meio
mais utilizado pelos autores das áreas das ciências humanas, sociais e exatas
para realizar e divulgar suas pesquisas. Tem grande importância devida a
circulação e divulgação em meio acadêmico.
Para
mais informações acesse os links:
https://www.youtube.com/watch?v=E8qp57I2jZQ- Historia da comunicação cientifica
https://www.youtube.com/watch?v=x3z6DnK1VB0-
Tese e Dissertação
https://www.youtube.com/watch?v=M-rvtasGcrM-
TCC, Tese e Dissertação
Dicas para montar uma primeira produção acadêmica:
http://porvir.org/10-dicas-para-escrever-publicar-um-artigo-cientifico/
-
Para fixação pense e Responda:
Qual a diferença entre tese e dissertação?
Qual a diferença entre o resumo e relatório?
R:Tese e dissertação
tem efeitos em grau acadêmico, onde a tese é para o titulo de doutor e dissertação
para o titulo de Mestre.
R: O ressumo é uma
atividade que visa a leitura critica e o
desenvolvimento intelectual, já o relatório
visa descrever algo como foi realizado.
Referência
ABNT. NBR
6022: Informação e Documentação: artigo em publicação periódica científica
impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.
ANDRADE, M.M. Introdução a metodologia do
trabalho científico. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
AQUINO, I.S.
Como escrever artigos científicos: Sem arrodeio e sem medo da ABNT. 8. ed.
São Paulo: Saraiva, 2012.
BARROS, A. J. P.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos
de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Pearson, 2007.
CARRAPIÇO, FRANCISCO. Como elaborar um relatório . Disponível em: <azolla.fc.ul.pt/aulas/documents/ElabRelat.pdf>. Acesso em: 10 de dez. 2018.
DUARTE, N. M. VÂNIA. Artigo acadêmico. Disponível em: <https://monografias.brasilescola.uol.com.br/regras-abnt/artigo-cientifico.htm>. Acesso em: 10 de dez. 2018.
CARRAPIÇO, FRANCISCO. Como elaborar um relatório . Disponível em: <azolla.fc.ul.pt/aulas/documents/ElabRelat.pdf>. Acesso em: 10 de dez. 2018.
DUARTE, N. M. VÂNIA. Artigo acadêmico. Disponível em: <https://monografias.brasilescola.uol.com.br/regras-abnt/artigo-cientifico.htm>. Acesso em: 10 de dez. 2018.
FERREIRA, C. G. A, WANNMACHER D. M. C. Comunicação científica em livros e
capítulos na área de educação e afins. Disponível em
<http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/3924/3695>. Acesso em: 10 de dez. 2018.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica.
6. ed. 5. reimp. São Paulo: Atlas, 2007.
NASCIMENTO, D. M. do. Metodologia do trabalho científico: teoria
e prática. Rio de Janeiro: Forense, 2002.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. rev. ampl. São Paulo:
Cortez, 2002.
______. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São
Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, C. R. O. Metodologia do trabalho científico. Fortaleza: Centro Federal de
Educação Tecnológica do Ceará, 2004.
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